Cursos
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Curriculo-de-Matematica-300x300.jpg)
Currículo de Matemática
Ensinar matemática de forma eficaz vai muito além de números e fórmulas. É sobre saber como avançar no ritmo certo para evitar frustrações e erros, garantindo que cada experiência seja um sucesso para o aluno.
Neste curso serão descritos passos de ensino de matemática testados com crianças com neurodesenvolvimento atípico.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Analisecomportamentoaplicada_capa-225x300.jpg)
Encontro de Discussão do Capítulo 04 do Livro Análise do Comportamento Aplicada ao TEA
Este encontro será realizado apenas uma vez.
Será discutido, apenas com a presença de dicas gerais (discussion prompts), o capítulo 4 do livro Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, de Sella & Ribeiro
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2024/09/Tatos-de-Eventos-Privados-1-300x300.jpg)
Encontro de Estudo: Tato de Eventos Privados
Neste encontro discutiremos 3 textos que versam sobre eventos privados e seu ensino.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2024/06/CursoHabilidadesCurso-1-1-2-300x300.jpg)
Habilidades de Atenção
Comportamentos interferentes agressivos ocorrem em cerca de 50% das crianças e adolescente com TEA, especialmente por reatividade e falta de controle inibitório e outras funções executivas de autorregulação.
Funções executivas nos permitem navegar por eventos imprevisíveis, fazer planos e os ajustar conforme as coisas acontecem, chegar a acordos, negociar, exibir flexibilidade e permanecer calmos.
Dada a importância das funções executivas, este curso abordará rápidamente as 3 principais funções executivas e terá por foco as habilidades de atenção. Além das questões relacionadas a aspectos conceituais, apresentaremos algumas atividades que podem ser utilizadas para o ensino de habilidades atencionais.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-300x204.png)
VB-MAPP Completo Assincrono
Neste Curso serão revisados aspectos gerais do comportamento verbal e medidas fundamentais do comportamento, antes de entrarmos no Nível 1 da Avaliação dos Marcos e na Avaliação de Barreiras.
Tambem estudaremos detalhadamente cada um dos marcos que compoem avaliação nos níveis 2 e 3.
Por fim estudaremos a análise de tarefas e sua função; como interpretar os resultados e escrever o relatório.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-300x204.png)
VB-MAPP – Módulo 3 Assincrono
Neste terceiro módulo estudaremos a análise de tarefas e sua função; como interpretar os resultados e escrever o relatório.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-300x204.png)
VB-MAPP – Módulo 2 Assincrono
Neste segundo módulo estudaremos detalhadamente cada um dos marcos que compoem avaliação nos níveis 2 e 3.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Parametros-de-Qualidade-1-300x204.jpg)
Possíveis Parâmetros de Qualidade na Prestação de Serviços ABA
Neste Curso iremos analisar possíveis parâmetros de qualidade que podem guiar diferentes partes da prática clínica em ABA.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2023/08/friends-4187953_640-300x300-1.jpg)
Grupo de Estudo: Comportamento Verbal
"A linguagem está intensamente presente nas atividades artísticas, no processo de aprendizagem, na resolução de problemas, na aquisição do conhecimento e a nas relações sociais. O desenvolvimento da linguagem, ou minimamente, a capacidade de se comunicar funcionalmente, permite que a criança desenvolva inúmeros comportamentos adaptativos, tais como pedir itens desejados, expressar sentimentos, desempenhar comportamentos sociais e acadêmicos, além de resolver problemas." (de Souza & Miguel, 2018, p. 261)
Neste grupo discutiremos 3 dos operantes verbais: Ecoico, Mando e Tato.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Forum2-300x265.jpg)
2º Fórum para a Discussão sobre a Qualidade de Vida do Prestador de Serviços ABA – Dor e Burnout
Discutir os temas da Dor e do Burnout em prestadores de serviços baseados na ABA.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Funcoes-Executivas-1-300x225.jpg)
Grupo de Estudo: Funções Executivas & Análise do Comportamento
Para profissionais com conhecimentos intermediários a avançados em Controle de Estímulos e Comportamento Verbal
Objetivos de ensino:
- Descrever os comportamentos envolvidos em cada uma das funções executivas que serão alvo de estudo do grupo.
- Listar e Descrever possíveis procedimentos para o ensino dos comportamentos envolvidos em cada uma das funções executivas.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2023/01/paper-2-300x225.jpg)
Grupo de estudo: Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – 2ª Turma
Para profissionais que trabalham com pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-300x204.png)
VB-MAPP – Módulo 1 Assincrono
Neste módulo serão revisados aspectos gerais do comportamento verbal e medidas fundamentais do comportamento, antes de entrarmos no Nível 1 da Avaliação dos Marcos e na Avaliação de Barreiras.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-1-300x204.png)
Curso VB-MAPP 2023 – Módulo 03 – Interpretando o VB-MAPP
Neste terceiro módulo estudaremos a análise de tarefas e sua função; como interpretar os resultados e escrever o relatório. Ao longo da discussão dos marcos abordaremos algumas formas possíveis de ensiná-los.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-1-300x204.png)
Curso VB-MAPP 2023 – Módulo 02 – Aplicando o VB-MAPP
Neste segundo módulo estudaremos o nível 2 e 3.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-1-300x204.png)
Curso VB-MAPP 2023 – Módulo 01 – Comportamento Verbal e Aplicação do VB-MAPP
Neste primeiro módulo serão enfocados aspectos gerais do comportamento verbal, medidas fundamentais do comportamento e controle de estímulos, antes de entrarmos no Nível 1 e nas Barreiras.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2023/01/paper-2-300x225.jpg)
Grupo de estudo: Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Para profissionais que trabalham com pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Conceitos2-300x226.jpg)
Ensino de Conceitos
Neste curso discutiremos o que é efetivamente o ensino conceitual, a diferença deste ensino em relação a tatos ensinados com exemplares múltiplos e a diferença entre ensinar conceitos e associações.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Associacoes2-300x218.jpg)
Ensino de Associações
Este curso discutirá quando o ensino de associações é importante para diferentes níveis de repertórios de aprendizes.
Também serão discutidos diferentes procedimentos de ensino de associações.
Finalmente, os aprendizes criarão um objetivo de ensino de associação e uma atividade para ensinar as habilidades descritas no objetivo.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Enetendendo-o-Comportamento-01-300x300.jpg)
Entendendo o Comportamento
Este curso é voltado para pessoas iniciando a sua formação e atuação na ABA.
Discutiremos o que é comportamento, possíveis subdivisões, discutiremos o papel de antecedentes e consequências na análise do comportamento.
Além disso, ensinaremos como fazer registros de observação do comportamento.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Construindo-metas-e-objetivos2-300x225.jpg)
Design de Instrução & Análise do Comportamento: Prioridades e Objetivos Significativos (Síncrono)
Objetivos claros e mensuráveis são a base de um bom Plano de Intervenção Comportamental e de um Plano de Ensino Individualizado.
Neste curso você aprenderá a reconhecer e construir objetivos que possam guiar a sua prática profissional.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Qualidade-de-Vida-300x169.jpg)
Qualidade de Vida e Ética no Atendimento a Pessoas com Deficiência
Seguindo a programação do mês de conscientização sobre o AUTISMO, neste segundo encontro refletiremos sobre a prestação de serviços para pessoas autistas e qualidade de vida.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Forum-Qualidade-de-Vida-2-300x300.jpg)
Fórum para a Discussão sobre a Qualidade de Vida do Prestador de Serviços
Neste mês de conscientização sobre o AUTISMO, teremos dois eventos para refletir sobre a prestação de serviços e qualidade de vida. O primeiro será um Fórum para discussão sobre a qualidade de vida do prestador de serviços.
O Fórum será baseado em perguntas acerca da qualidade de vida de cada participante.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-1-300x204.png)
Curso VB-MAPP 2022 – Módulo 03 – Interpretando o VB-MAPP
Neste terceiro módulo estudaremos a análise de tarefas e sua função; como interpretar os resultados e escrever o relatório. Ao longo da discussão dos marcos abordaremos algumas formas possíveis de ensiná-los.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-1-300x204.png)
Curso VB-MAPP 2022 – Módulo 02 – Aplicando o VB-MAPP
Neste segundo módulo estudaremos o nível 2 e 3.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-1-300x204.png)
Curso VB-MAPP 2022 – Módulo 01 – Comportamento Verbal e Aplicação do VB-MAPP
Neste primeiro módulo serão enfocados aspectos gerais do comportamento verbal, medidas fundamentais do comportamento e controle de estímulos, antes de entrarmos no Nível 1 e nas Barreiras.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Curso-Etica-1-300x225.jpg)
Questões Éticas na ABA I: Relações profissionais e algumas questões culturais
Venha discutir conosco algumas questões éticas recentes da ABA. Neste curso discutiremos especificamente alguns itens do novo código de ética do BACB e possíveis cenários na realidade brasileira.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Oficina-de-Construcao-de-Objetivos-Significativos-1-300x225.jpg)
Oficina de Construção de Objetivos Significativos
Como vimos nos cursos de Design de Instrução & Análise do Comportamento: Construindo objetivos significativos, objetivos claros e mensuráveis são a base de um bom Plano de Intervenção Comportamental e de um Plano de Ensino Individualizado.
Nesta oficina vamos aprofundar nossas discussões e aplicações para a prática clínica.
![Curso ABA - Construindo metas e objetivos](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Construindo-metas-e-objetivos-300x225.jpg)
Design de Instrução & Análise do Comportamento: Construindo Objetivos Significativos
Objetivos claros e mensuráveis são a base de um bom Plano de Intervenção Comportamental e de um Plano de Ensino Individualizado.
Neste curso você aprenderá a reconhecer e construir objetivos que possam guiar a sua prática profissional.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-1-300x204.png)
Curso VB-MAPP 2021 – Módulo 03 – Interpretando o VB-MAPP
Neste terceiro módulo estudaremos a análise de tarefas e sua função; como interpretar os resultados e escrever o relatório. Ao longo da discussão dos marcos abordaremos algumas formas possíveis de ensiná-los.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-1-300x204.png)
Curso VB-MAPP 2021 – Módulo 02 – Aplicando o VB-MAPP
Neste segundo módulo estudaremos o nível 2 e 3.
![Curso VB-MAPP](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2021/02/VB-MAPP-1-1-300x204.png)
Curso VB-MAPP 2021 – Módulo 01 – Comportamento Verbal e Aplicação do VB-MAPP
Neste primeiro módulo serão enfocados aspectos gerais do comportamento verbal, medidas fundamentais do comportamento e controle de estímulos, antes de entrarmos no Nível 1 e nas Barreiras.
![Design de Instrução e ABA](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Construindo-metas-e-objetivos-1-300x225.jpg)
Design de instrução & ABA: construindo metas e objetivos significativos – 2ª Turma 2020
Objetivos claros e mensuráveis são a base de um bom Plano de Intervenção Comportamental e de um Plano de Ensino Individualizado.
Neste curso você aprenderá a reconhecer e construir objetivos que possam guiar a sua prática profissional.
![Design de Instrução e ABA](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Construindo-metas-e-objetivos-1-300x225.jpg)
Design de instrução & ABA: construindo metas e objetivos significativos – 2020
Objetivos claros e mensuráveis são a base de um bom Plano de Intervenção Comportamental e de um Plano de Ensino Individualizado.
Neste curso você aprenderá a reconhecer e construir objetivos que possam guiar a sua prática profissional.
![](https://carolinasella.com.br/wp-content/uploads/2020/06/paper-1100254_1280-300x225.jpg)
Ensino naturalístico sob a perspectiva da ABA – 2020
Neste curso falaremos sobre o ensino naturalístico e suas principais características buscando desfazer o mito de que a ABA é um tratamento de mesinha, altamente estruturado e que leva a uma criança robotizada. Proveremos algumas idéias de como você pode mudar o seu comportamento e o seu ambiente para aumentar as oportunidades de sua criança aprender com o mundo que a rodeia.