Design de Instrução e ABA

Design de instrução & ABA: construindo metas e objetivos significativos – 2020

Status Atual
Não Inscrito
Preço
Realizado
Comece Agora
Este curso foi encerrado

Caso tenha feito sua inscrição, faça o login para acessar o “Conteúdo do Curso”.

Descrição do Curso

Objetivos claros e mensuráveis são a base de um bom Plano de Intervenção Comportamental e de um Plano de Ensino Individualizado. 

Neste curso você aprenderá a reconhecer e construir objetivos que possam guiar a sua prática profissional.

Pré-requisitos:

Aqueles que desejarem se matricular no curso devem ser capazes de definir, exemplificar e aplicar na prática clínica os seguintes conceitos e/ou procedimentos analítico comportamentais:

  • antecedentes, resposta, comportamento, discriminação, generalização, definições operacionais versus definições funcionais do comportamento, e controle de estímulo.

Objetivos de ensino:

Ao final do Curso os alunos serão capazes de:

  • Identificar objetivos de ensino comportamentais
  • Descrever quais os critérios que determinam objetivos de ensino comportamentais
  • Criar objetivos que atendam aos critérios comportamentais

Carga horária:

12 horas (8 horas sincrônicas e 4 horas assincrônicas)

Datas:

  • 19 de setembro de 2020 (9:00-13:00)
  • 26 de setembro de 2020 (9:00-13:00)

Número de vagas:

  • 35

Principais Referência do Curso Objetivos Significativos

Anderson, L. W., & Bloom, B. S. (2001). A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom's taxonomy of educational objectives. Longman,.

Johnson, K., & Street, E. M. (2012). Response to intervention and precision teaching: Creating synergy in the classroom. Guilford Press.

Markle, S. M. (1964). GOOD FRAMES AND BAD--A GRAMMAR OF FRAME WRITING.

Markle, S. M. (1964). The harvard teaching machine project: The first hundred days. AV communication review12(3), 344-351.

Nale, N. (1998). Programação de ensino no Brasil: O papel de Carolina Bori. Psicologia Usp9(1), 275-301.

Tiemann, P. W., & Markle, S. M. (1990). Analyzing instructional content. Champaign, IL: Stipes.

Vargas, J. S. (1972). Writing worthwhile behavioral objectives. Harper & Row.

Vargas, J. S. (2013). Behavior analysis for effective teaching. Routledge.