Habilidades de Atenção

Status Atual
Não Inscrito
Preço
R$ 300,00
Comece Agora

Caso tenha feito sua inscrição, faça o login para acessar o “Conteúdo do Curso”.

Descrição

Comportamentos interferentes agressivos ocorrem em cerca de 50% das crianças e adolescente com TEA, especialmente por reatividade e falta de controle inibitório e outras funções executivas de autorregulação.

Funções executivas nos permitem navegar por eventos imprevisíveis, fazer planos e os ajustar conforme as coisas acontecem, chegar a acordos, negociar, exibir flexibilidade e permanecer calmos.

Dada a importância das funções executivas, este curso abordará rápidamente as 3 principais funções executivas e terá por foco as habilidades de atenção. Além das questões relacionadas a aspectos conceituais, apresentaremos algumas atividades que podem ser utilizadas para o ensino de habilidades atencionais.


Leituras Obrigatórias

  1. Fundamentos de Psicologia – Temas Clássicos de Psicologia Sob a Ótica da Análise do Comportamento – Capítulo 3 – Percepção e Atenção.
  2. Persicke, A., Clair, M. S., Tarbox, J., Najdowski, A., Ranick, J., Yu, Y., et al. (2013). Teaching children with autism to attend to socially relevant stimuli. Research in autism spectrum disorders, 7(12), 15511557.
  3. Najdowski, A. C., Persicke, A., & Kung, E. (2014). Executive functions. In D. Granpeesheh, J. Tarbox, A. Najdowski, & J. Kornack (Eds.), Evidence-based intervention for children with autism: The CARD model (pp. 355-385, Chapter 18). New York, NY: Elsevier.

Leituras Complementares

  1. Najdowski, A. C. Attention. In A. C. Najdowski. Flexible and focused.
  2. Sekhavat, Y. A. (2020). Collaboration or battle between minds? An attention training game through collaborative and competitive reinforcement. Entertainment Computing, 34, 100360.
  3. Gordon, M., Thomason, D., Cooper, S., & Ivers, C. L. (1991). Nonmedical treatment of ADHD/hyperactivity: The attention training system. Journal of School Psychology, 29(2), 151-159. 
  4. Dupaul, G. J., Guevremont, D. C., & Barkley, R. A. (1992). Behavioral treatment of attention-deficit hyperactivity disorder in the classroom: The use of the attention training system. Behavior Modification, 16(2), 204-225. 

Objetivos de Ensino

Os participantes serão capazes de:

  1. Descrever quais são as 3 principais funções executivas.
  2. Descrever o conceito de atenção para a Análise do Comportamento e fornecer pelo menos um exemplo prático.
  3. Identificar diferentes tipos de atenção, sob um enfoque da Análise do Comportamento.
  4. Descrever uma aplicação de procedimento de mudança de comportamento para atenção (pode ser atenção focada, dividida, etc).

Ministrantes

Ana Carolina Sella
Iara Sanara

Carga Horária

4 horas


Valor

R$ 300,00


Conteúdo do Curso

Expandir
Ebook
Leituras
Aula