Descrição do Curso
Neste curso discutiremos o que é efetivamente o ensino conceitual, a diferença deste ensino em relação a tatos ensinados com exemplares múltiplos e a diferença entre ensinar conceitos e associações.
Pré-requisitos
Aqueles que desejarem se matricular no curso devem ser capazes de definir, exemplificar e aplicar na prática clínica os seguintes conceitos e/ou procedimentos analítico comportamentais:
- Antecedentes, resposta, comportamento, discriminação, generalização, definições operacionais versus definições funcionais do comportamento, e controle de estímulo.
- Objetivos comportamentais
- Operantes verbais
Objetivos de ensino
Ao final do Curso os alunos serão capazes de:
- Descrever como um estímulo antecedente adquire controle sobre um comportamento e analisar situações envolvendo discriminações.
- Identificar situações de ensino envolvendo discriminações.
- Definir e analisar situações envolvendo generalização.
- Definir o que é design de instrução e citar, pelo menos, dois de seus aspectos importantes para a Análise do Comportamento Aplicada.
- Conhecer os 3 princípios norteadores do ensino no DI (Resp. Ativo, Aprend. Sem Erros, FeedBack).
- Descrever a diferença entre conceitos e situações múltiplas e exemplificar situações para ambos.
- Descrever e exemplificar os 3 principais problemas do ensino de conceitos (under, over, misc).
- Descrever e criar uma hierarquia de ensino de conceitos.
- Descrever e realizar passos de uma análise de conceitos breve.
Ministrante
Carga horária
16 horas (10 horas sincrônicas e 6 horas assincrônicas)
Datas
- 15 de outubro de 2022 (8:00-13:00)
- 16 de outubro de 2022 (8:00-13:00)
Número de vagas
- 45