Descrição do Grupo
“A linguagem está intensamente presente nas atividades artísticas, no processo de aprendizagem, na resolução de problemas, na aquisição do conhecimento e a nas relações sociais. O desenvolvimento da linguagem, ou minimamente, a capacidade de se comunicar funcionalmente, permite que a criança desenvolva inúmeros comportamentos adaptativos, tais como pedir itens desejados, expressar sentimentos, desempenhar comportamentos sociais e acadêmicos, além de resolver problemas.” (de Souza & Miguel, 2018, p. 261)
Neste grupo discutiremos 3 dos operantes verbais: Ecoico, Mando e Tato.
Público
Pais, professores e proficionais com conhecimentos básicos de análise do comportamento.
Pré-requisitos
Ser capaz de:
- definir comportamento de acordo com a análise do comportamento (respondente e operante)
- descrever e exemplificar a tríplice contingência
Objetivos de ensino
Ao final do grupo de estudo os participantes serão capazes de:
- definir os operantes verbais de Skinner
- exemplificar os operantes verbais de Skinner
- sintetizar informações de artigos científicos de forma a criarem procedimentos de ensino
Programação (Inscrições até 15 de novembro de 2023)
- Encontro 1 – 16 de novembro de 2023 (18:30-20:30) – Introdução ao Comportamento Verbal
De Souza & Miguel (2018). O Ensino da Linguagem na Intervenção em Crianças com Transtorno do Espectro Autista. In A. C. Sella, & D. M. Ribeiro.
Barros, R. S. (2003). Uma introdução ao comportamento verbal. RBTCC.
- Encontro 2 – 30 de novembro de 2023 (18:30-20:30) – Ecoico
Guerra, B. T., Santo, L. A. A. D. E., Barros, R. D. S., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2019). Ensino de ecoico em pessoas com transtorno do espectro autista: revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, 25, 691-708.
Lucchesi, F., Verdu, A. A., & Esteves, R. C.. (2014). Ensino de ecoico, tato e mando: uma revisão bibliográfica dos artigos do Journal of Applied Behavior Analysis (JABA). Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva 16(2):109-124.
- Encontro 3 – 07 de dezembro de 2023 (18:30-20:30) – Mando
Guimaraes, M. C.; Micheletto, N. (2017). Procedimento para ensino de mandos e para promover variação na topografia das respostas em crianças autistas. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 22, n. 4, p. 366-377, dez.
- Encontro 4 – 01 de fevereiro de 2024 (18:30-20:30) – Tato
Ribeiro, D. M., Cavalcante, R. S. T., Bandeira, M. T. S., & Sella, A. C. (2018). Efeitos do ensino do tato na emergência da categorização em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 26(1), 71-91.
Ministrante
Valor
R$ 440,00
Carga horária
8 horas (2 horas por encontro sincrônicas)
Número de vagas
- 70