Design de Instrução & Análise do Comportamento: Prioridades e Objetivos Significativos (Síncrono)

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Descrição do Curso

Objetivos claros e mensuráveis são a base de um bom Plano de Intervenção Comportamental e de um Plano de Ensino Individualizado. 

Neste curso você aprenderá a reconhecer e construir objetivos que possam guiar a sua prática profissional.

Pré-requisitos:

Aqueles que desejarem se matricular no curso devem ser capazes de definir, exemplificar e aplicar na prática clínica os seguintes conceitos e/ou procedimentos analítico comportamentais:

  • antecedentes, resposta, comportamento, discriminação, generalização, definições operacionais versus definições funcionais do comportamento, e controle de estímulo.

Objetivos de ensino:

Ao final do Curso os alunos serão capazes de:

  • Identificar objetivos de ensino comportamentais
  • Descrever quais os critérios que determinam objetivos de ensino comportamentais
  • Criar objetivos que atendam aos critérios comportamentais
  • Os alunos descreverão como definir as prioridades de intervenção

Carga horária:

12 horas (9 horas sincrônicas e 3 horas assincrônicas)

Datas:

  • 28 de maio de 2022 (8:00-12:30)
  • 29 de maio de 2022 (8:00-12:30)

Número de vagas:

  • 50

Principais Referência do Curso Design de Instrução & Análise do Comportamento: Construindo Objetivos Significativos

Anderson, L. W., & Bloom, B. S. (2001). A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom's taxonomy of educational objectives. Longman,.

Johnson, K., & Street, E. M. (2012). Response to intervention and precision teaching: Creating synergy in the classroom. Guilford Press.

Markle, S. M. (1964). GOOD FRAMES AND BAD--A GRAMMAR OF FRAME WRITING.

Markle, S. M. (1964). The harvard teaching machine project: The first hundred days. AV communication review12(3), 344-351.

Nale, N. (1998). Programação de ensino no Brasil: O papel de Carolina Bori. Psicologia Usp9(1), 275-301.

Tiemann, P. W., & Markle, S. M. (1990). Analyzing instructional content. Champaign, IL: Stipes.

Vargas, J. S. (1972). Writing worthwhile behavioral objectives. Harper & Row.

Vargas, J. S. (2013). Behavior analysis for effective teaching. Routledge.