Descrição do Curso
Objetivos claros e mensuráveis são a base de um bom Plano de Intervenção Comportamental e de um Plano de Ensino Individualizado.
Neste curso você aprenderá a reconhecer e construir objetivos que possam guiar a sua prática profissional.
Pré-requisitos:
Aqueles que desejarem se matricular no curso devem ser capazes de definir, exemplificar e aplicar na prática clínica os seguintes conceitos e/ou procedimentos analítico comportamentais:
- antecedentes, resposta, comportamento, discriminação, generalização, definições operacionais versus definições funcionais do comportamento, e controle de estímulo.
Objetivos de ensino:
Ao final do Curso os alunos serão capazes de:
- Identificar objetivos de ensino comportamentais
- Descrever quais os critérios que determinam objetivos de ensino comportamentais
- Criar objetivos que atendam aos critérios comportamentais
Ministrante
Carga horária:
8 horas
Principais Referência do Curso Design de Instrução & Análise do Comportamento: Construindo Objetivos Significativos
Anderson, L. W., & Bloom, B. S. (2001). A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom's taxonomy of educational objectives. Longman,.
Johnson, K., & Street, E. M. (2012). Response to intervention and precision teaching: Creating synergy in the classroom. Guilford Press.
Markle, S. M. (1964). GOOD FRAMES AND BAD--A GRAMMAR OF FRAME WRITING.
Markle, S. M. (1964). The harvard teaching machine project: The first hundred days. AV communication review, 12(3), 344-351.
Nale, N. (1998). Programação de ensino no Brasil: O papel de Carolina Bori. Psicologia Usp, 9(1), 275-301.
Tiemann, P. W., & Markle, S. M. (1990). Analyzing instructional content. Champaign, IL: Stipes.
Vargas, J. S. (1972). Writing worthwhile behavioral objectives. Harper & Row.
Vargas, J. S. (2013). Behavior analysis for effective teaching. Routledge.