*Para fazer este curso, você precisa ter concluído qualquer um dos seguintes cursos primeiro: Design de instrução & ABA: construindo metas e objetivos significativos – 2020, Design de instrução & ABA: construindo metas e objetivos significativos – 2ª Turma 2020, Design de Instrução & Análise do Comportamento: Construindo Objetivos Significativos
Descrição do Curso
Como vimos nos cursos de Design de Instrução & Análise do Comportamento: Construindo objetivos significativos, objetivos claros e mensuráveis são a base de um bom Plano de Intervenção Comportamental e de um Plano de Ensino Individualizado.
Nesta oficina vamos aprofundar nossas discussões e aplicações para a prática clínica.
Pré-requisitos:
Ter realizado um de nossos cursos sobre Design de Instrução e Análise do Comportamento dedicados à construção de objetivos significativos:
- Design de Instrução & Análise do Comportamento: Construindo Objetivos Significativos
- Design de instrução & ABA: construindo metas e objetivos significativos – 2ª Turma 2020
- Design de instrução & ABA: construindo metas e objetivos significativos – 2020
Objetivos de ensino:
Ao final da oficina os participantes serão capazes de:
- Identificar objetivos de ensino comportamentais
- Fazer uma análise de componentes de grandes objetivos comportamentos
- Analisar e justificar os passos componentes de sua análise.
Carga horária:
4 horas sincrónicas (via ZOOM)
Data:
- 04 de setembro de 2021 (9:00-13:00)
Certificado:
- Certificado pra todos os participantes
Referências
Mager, R. F. (1997). Goal Analysis: How to clarify your goals so you can actually achieve them (3rd ed.).
Center for Effective Performance. Retirado de: https://www.un.org/millenniumgoals/bkgd.shtml
Botomé, S. (1980). Objetivos comportamentais no ensino: A contribuição da Análise do Comportamento.
Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo.
Vargas, J. S. (1972). Writing worthwhile behavioral objectives. Harper and Row.
Vargas, J. S. (2015). Behavior analysis for effective teaching. Routledge.
LaFrance, D. (2018). Planejando intervenções individualizadas. In A. C. Sella e D. M. Ribeiro, Análise do
Comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista. Appris.
Epton, T., Currie, S., & Armitage, C. J. (2017). Unique effects of setting goals on behavior change:
Systematic review and meta-analysis. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 85(12), 1182.