Descrição do Curso
Neste curso falaremos sobre o ensino naturalístico e suas principais características buscando desfazer o mito de que a ABA é um tratamento de mesinha, altamente estruturado e que leva a uma criança robotizada. Proveremos algumas idéias de como você pode mudar o seu comportamento e o seu ambiente para aumentar as oportunidades de sua criança aprender com o mundo que a rodeia.
Ao final do curso os alunos serão capazes de:
- Definir o ensino naturalístico
- Descrever as suas principais características e elementos chave
- Citar intervenções naturalísticas que possuem evidência e são manualizadas
- Citar as idades e habilidades para as quais este tipo de ensino já possui evidência
Certificado:
- Este curso não possuí certificado
Referências Ensino Naturalístico
Allen, K. D., & Shaw, S. B. (2011). Naturalistic teaching. Teaching and behavior support for children and adults with autism spectrum disorder: A practitioner's guide, 173-178.
Amsbary, J., & AFIRM Team. (2017). Naturalistic intervention. Chapel Hill, NC: National Professional Development Center on Autism Spectrum Disorder, FPG Child Development Center, University of North Carolina. Retrieved from http://afirm.fpg.unc.edu/Naturalistic-intervention
Barnett, Carey, & Hall (1993). Naturalistic Intervention Design for Young Children: Foundations, Rationales, and Strategies
Coelho, A. (2018). ESTRATÉGIAS DE ENSINO NATURALÍSTICAS: ENSINO INCIDENTAL. In A. C. Sella & D. M. Ribeiro (Orgs.). Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista. Appris Editora e Livraria Eireli-ME.
Cowan, R. J., & Allen, K. D. (2007). Using naturalistic procedures to enhance learning in individuals with autism: A focus on generalized teaching within the school setting. Psychology in the Schools, 44(7), 701-715.
Hart, B., & Risley, T. R. (1975). Incidental teaching of language in the preschool 1. Journal of applied behavior analysis, 8(4), 411-420.
Ingersoll, B., Lewis, E., & Kroman, E. (2007). Teaching the imitation and spontaneous use of descriptive gestures in young children with autism using a naturalistic behavioral intervention. Journal of Autism and Developmental Disorders, 37(8), 1446-1456.
LeBlanc, L. A., Esch, J., Sidener, T. M., & Firth, A. M. (2006). Behavioral language interventions for children with autism: Comparing applied verbal behavior and naturalistic teaching approaches. The Analysis of Verbal Behavior, 22(1), 49-60.
Reid, D. H., & Green, C. W. (2006). Preference-Based Teaching: Helping Students with Severe Disabilities Enjoy Learning without Problem Behavior. TEACHING Exceptional Children Plus, 2(3), n3.
Recursos
https://www.semel.ucla.edu/cap/service/naturalistic-developmental-behavioral-interventions-ndbi
http://www.researchautism.net/glossary/1607/naturalistic-developmental-behavioral-interventions
Naturalistic Interventions https://link.springer.com/referenceworkentry/10.1007%2F978-1-4419-1698-3_124
https://autismpdc.fpg.unc.edu/sites/autismpdc.fpg.unc.edu/files/imce/documents/Naturalistic-Intervention-Complete10-2010.pdf
https://afirm.fpg.unc.edu/naturalistic-intervention