Ensino naturalístico sob a perspectiva da ABA – 2020

Status Atual
Não Inscrito
Preço
Grátis
Comece Agora

Este curso é gratuito e já está disponível, para ter acesso ao Conteúdo do Curso basta logar ou se cadastrar no site.

Descrição do Curso

Neste curso falaremos sobre o ensino naturalístico e suas principais características buscando desfazer o mito de que a ABA é um tratamento de mesinha, altamente estruturado e que leva a uma criança robotizada. Proveremos algumas idéias de como você pode mudar o seu comportamento e o seu ambiente para aumentar as oportunidades de sua criança aprender com o mundo que a rodeia.

Ao final do curso os alunos serão capazes de:

  • Definir o ensino naturalístico
  • Descrever as suas principais características e elementos chave
  • Citar intervenções naturalísticas que possuem evidência e são manualizadas
  • Citar as idades e habilidades para as quais este tipo de ensino já possui evidência

Certificado:

  • Este curso não possuí certificado

Referências Ensino Naturalístico

Allen, K. D., & Shaw, S. B. (2011). Naturalistic teaching. Teaching and behavior support for children and adults with autism spectrum disorder: A practitioner's guide, 173-178.

Amsbary, J., & AFIRM Team. (2017). Naturalistic intervention. Chapel Hill, NC: National Professional Development Center on Autism Spectrum Disorder, FPG Child Development Center, University of North Carolina. Retrieved from http://afirm.fpg.unc.edu/Naturalistic-intervention

Barnett, Carey, & Hall (1993). Naturalistic Intervention Design for Young Children: Foundations, Rationales, and Strategies

Coelho, A. (2018). ESTRATÉGIAS DE ENSINO NATURALÍSTICAS: ENSINO INCIDENTAL. In A. C. Sella & D. M. Ribeiro (Orgs.). Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista. Appris Editora e Livraria Eireli-ME.

Cowan, R. J., & Allen, K. D. (2007). Using naturalistic procedures to enhance learning in individuals with autism: A focus on generalized teaching within the school setting. Psychology in the Schools44(7), 701-715.

Hart, B., & Risley, T. R. (1975). Incidental teaching of language in the preschool 1. Journal of applied behavior analysis8(4), 411-420.

Ingersoll, B., Lewis, E., & Kroman, E. (2007). Teaching the imitation and spontaneous use of descriptive gestures in young children with autism using a naturalistic behavioral intervention. Journal of Autism and Developmental Disorders37(8), 1446-1456.

LeBlanc, L. A., Esch, J., Sidener, T. M., & Firth, A. M. (2006). Behavioral language interventions for children with autism: Comparing applied verbal behavior and naturalistic teaching approaches. The Analysis of Verbal Behavior22(1), 49-60.

Reid, D. H., & Green, C. W. (2006). Preference-Based Teaching: Helping Students with Severe Disabilities Enjoy Learning without Problem Behavior. TEACHING Exceptional Children Plus2(3), n3.

 

Recursos

https://www.semel.ucla.edu/cap/service/naturalistic-developmental-behavioral-interventions-ndbi

http://www.researchautism.net/glossary/1607/naturalistic-developmental-behavioral-interventions

Naturalistic Interventions https://link.springer.com/referenceworkentry/10.1007%2F978-1-4419-1698-3_124

https://autismpdc.fpg.unc.edu/sites/autismpdc.fpg.unc.edu/files/imce/documents/Naturalistic-Intervention-Complete10-2010.pdf

https://afirm.fpg.unc.edu/naturalistic-intervention