Descrição
Comportamentos interferentes agressivos ocorrem em cerca de 50% das crianças e adolescente com TEA, especialmente por reatividade e falta de controle inibitório e outras funções executivas de autorregulação.
Funções executivas nos permitem navegar por eventos imprevisíveis, fazer planos e os ajustar conforme as coisas acontecem, chegar a acordos, negociar, exibir flexibilidade e permanecer calmos.
Dada a importância das funções executivas, este curso abordará rápidamente as 3 principais funções executivas e terá por foco as habilidades de atenção. Além das questões relacionadas a aspectos conceituais, apresentaremos algumas atividades que podem ser utilizadas para o ensino de habilidades atencionais.
Leituras Obrigatórias
- Fundamentos de Psicologia – Temas Clássicos de Psicologia Sob a Ótica da Análise do Comportamento – Capítulo 3 – Percepção e Atenção.
- Persicke, A., Clair, M. S., Tarbox, J., Najdowski, A., Ranick, J., Yu, Y., et al. (2013). Teaching children with autism to attend to socially relevant stimuli. Research in autism spectrum disorders, 7(12), 15511557.
- Najdowski, A. C., Persicke, A., & Kung, E. (2014). Executive functions. In D. Granpeesheh, J. Tarbox, A. Najdowski, & J. Kornack (Eds.), Evidence-based intervention for children with autism: The CARD model (pp. 355-385, Chapter 18). New York, NY: Elsevier.
Leituras Complementares
- Najdowski, A. C. Attention. In A. C. Najdowski. Flexible and focused.
- Sekhavat, Y. A. (2020). Collaboration or battle between minds? An attention training game through collaborative and competitive reinforcement. Entertainment Computing, 34, 100360.
- Gordon, M., Thomason, D., Cooper, S., & Ivers, C. L. (1991). Nonmedical treatment of ADHD/hyperactivity: The attention training system. Journal of School Psychology, 29(2), 151-159.
- Dupaul, G. J., Guevremont, D. C., & Barkley, R. A. (1992). Behavioral treatment of attention-deficit hyperactivity disorder in the classroom: The use of the attention training system. Behavior Modification, 16(2), 204-225.
Objetivos de Ensino
Os participantes serão capazes de:
- Descrever quais são as 3 principais funções executivas.
- Descrever o conceito de atenção para a Análise do Comportamento e fornecer pelo menos um exemplo prático.
- Identificar diferentes tipos de atenção, sob um enfoque da Análise do Comportamento.
- Descrever uma aplicação de procedimento de mudança de comportamento para atenção (pode ser atenção focada, dividida, etc).
Ministrantes
Carga Horária
4 horas
Valor
R$ 300,00